Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Noticastrum hatschbachii Zardini EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre nos Estados deSanta Catarina e Rio Grande do Sul, com EOO de 3.542 km² e AOO de 28 km², sendo encontrada em cercade cinco locais em situação de ameaça. Erva perene, reptante, é frequente em vegetação costeirasobre dunas, onde enfrenta intensa pressão da ocupação humana. Não háregistro de ocorrência em unidade de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Noticastrum hatschbachii Zardini;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre em Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Teles et al., 2010).

Ecologia

Erva perene, reptante, frequente em vegetação costeira sobre dunas (Falkenberg, 1999).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade very high
Detalhes Por estar localizada ao longo da costa brasileira, a vegetação sobre a restinga está sob intensa pressão da ocupação humana e consequente alteração da paisagem original, o que dificulta a sua conservação. Os ecossistemas de restinga vêm sendo degradados desde a colonização e encontram-se reduzidos a pequenas manchas remanescentes. Devido a seu solo arenoso e solto, as restingas são altamente vulneráveis ao impacto antrópico. Uma grande porcentagem já foi destruída pela mineração, pelo desenvolvimento imobiliário e pela agricultura. A vegetação da restinga é geralmente mais densa e baixa, faz dela uma fonte de madeira e lenha muito apreciada para residências ou pequenas indústrias (Galindo-Leal; Câmara, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- TELES, A.M., BORGES, R.A.X., HEIDEN, G. Noticastrum in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/index?mode=1&group=Flora.Angiospermas&family=&genus=Noticastrum&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=-1&nativa=-1&last_level=25>.

- GALINDO-LEAL, C; CÂMARA, I.G. Mata Atlântica: biodiversidade, ameaças e perspectivas. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 472 p.

- FALKENBERG, D.D.B. Aspectos da flora e da vegetação secundária da restinga de Santa Catarina, Sul do Brasil. Insula, v. 28, p. 1-30, 1999.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Noticastrum hatschbachii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Noticastrum hatschbachii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/03/2012 - 16:47:08